Na última terça-feira (22), quando se comemorou o Dia Mundial sem Carro, o Ministério das Cidades lançou a “Cartilha do Ciclista” (link abaixo). Bem ilustrada e com textos objetivos e curtos, o documento tem como objetivo principal conscientizar o ciclista de como se comportar quando inserido no trânsito ou pedalando por ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas.
Dicas importantes estão em todas as páginas. O texto lembra que a “a bicicleta também é um veículo e, portanto, deve respeitar as regras de circulação como qualquer outro”. Pede ao ciclista que “respeite sempre os semáforos, as sinalizações de trânsito e as faixas de pedestre”.
A Cartilha mostra como devem ser feitas conversões em cruzamentos, e lembra que os ciclistas devem sempre andar no mesmo sentido da pista, nunca na contramão. Apresenta, ainda, placas de sinalização no trânsito voltadas especificamente para os ciclistas, coisa que poucos conhecem, e fala em itens de segurança e cuidados com a magrela.
Agora é torcer para que a cartilha chegue a se público-alvo – que não são os cicloativistas ou os cicloatletas, e sim os cidadãos menos informados que usam suas bicicletas sem qualquer preparação para enfrentar o trânsito - muitas vezes por absoluta falta de opção de transporte.
É uma iniciativa importante porque busca educar e conscientizar o ciclista, algo que sempre defendi. Só quando começarmos – Estado e sociedade organizada - a levar a sério o tema da formação dos ciclistas, por meio de sua educação e seu treinamento para poderem ganhar as ruas com segurança, poderemos pensar em ver a bicicleta como meio de transporte viável para nossas cidades, e não como formas de esporte ou lazer.
Conheça e divulgue a cartilha: http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosCidades/ArquivosPDF/Publicacoes/cartilhaciclista.pdf