A edição do jornal Correio Braziliense desta quarta-feira (14) traz uma matéria no mínimo curiosa. O ator de cinema norte americano Alec Baldwin foi multado em Nova York por andar na contramão do trânsito... de bicicleta.
Para nós, brasileiros, o fato chega a soar piada. Típica notícia que deveria ser publicada no Planeta Bizarro, do site G1, de tão exótica.
Mas a verdade é que a matéria revela o quão sério o ciclismo é levado a sério na terra do Tio Sam, diferente do que se pensa sobre as magrelas em terras brasileiras. Por aqui, a bicicleta é apenas um brinquedo, um instrumento de lazer, e um problema para o trânsito. Já nos EUA – assim como em outros países – a bike é considerada um meio de transporte, e como tal deve obedecer e se adequar à legislação de trânsito.
Mostra também, que muito mais do que ser ser apenas protegido pela legislação, o ciclista urbano deve ser conscientizado sobre seus deveres e condutas, e obrigado a seguir, à risca, as leis que regulamentam o trânsito, sob pena de multa.
É uma lição de como se levar a bicicleta a sério como meio de transporte: garantir espaço e segurança para o ciclista fazer parte do trânsito e usar a malha viária para se locomover pela cidade, mas cobrar respeito às leis como qualquer outro condutor de veículo.
Afinal, se queremos igualdade de condições no trânsito, que sejam iguais os direitos mas, da mesma forma, iguais os deveres.
Por favor, tragam essa lei para Caçapava, SP. Aqui de repente surge uma bicicleta na contra mão, e se o idiota é atropelado querem culpar o motorista, que estava dirigindo corretamente.
ResponderExcluir