segunda-feira, 26 de maio de 2014

Pedal do Avião

Pela imagem, fica fácil entender porque Lúcio Costa, criador do projeto urbanístico da cidade, disse que idealizou Brasília em forma de avião, ou de ave. A linha em amarelo da imagem foi feita a partir da trilha gravada no GPS durante um pedal que fiz pela cidade. Com o trajeto na cabeça, consegui desenhar, no mapa, o contorno das “asas” e do “corpo” da aeronave chamada Brasília.

O pedal totaliza pouco mais de 38 quilômetros. Quando comecei a usar GPS nos pedais vi que, ao descarregar os arquivos no mapa, algumas trilhas resultavam em desenhos interessantes, com formato de bandeira, de letras do alfabeto e outras curiosidades. Da minha paixão pelo estudo das aves, veio a ideia de desenhar a grande ave Brasília no mapa. Fiz esse pedal desenho pela primeira vez em abril de 2007. Neste fim de semana, refiz o trajeto.

É um pedal sem dificuldade, que dá para fazer tranquilamente em coisa de duas horas, incluindo paradas para admirar ou fotografar alguns prédios e pontos turísticos. Além do interessante desenho, este pedal é bem representativo da forma como a cidade é organizada, com a administração federal na parte Leste da cidade, na cauda do avião, e a administração distrital na parte Oeste, ou na cabeça. Nas asas ficam as quadras residenciais. Nas vias W5 e L2 concentram-se igrejas de diversos credos e escolas, clínicas e hospitais.

O pedal do avião é uma ótima oportunidade para conferir como a Brasília é bonita, arborizada, ampla, e como a ausência de arranha-céus faz do nosso céu um verdadeiro patrimônio da cidade e de seus cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário