sexta-feira, 17 de outubro de 2014

E a bicicleta segue em alta no DF


A utilização da bicicleta como meio de transporte parece que segue em alta na capital federal. E aparenta ser uma tendência irreversível. Hoje, plena sexta-feira (17), na EPTG a caminho do trabalho, tive novamente a satisfação de pedalar na agradável companhia de outros cinco ciclistas. Todos com mochilas nas costas e devidamente paramentados, o que indica que não estavam treinando ou passeando, mas se locomovendo para o trabalho.

Assim que entrei na pista marginal à EPTG, na saída do Guará 1, visualizei um ciclista na pista principal, que parecia vir de Águas Claras, Vicente Pires ou mesmo Taguatinga. Logo à frente, mais dois ciclistas, também na pista principal. Quando passamos da entrada do SIA, encontrei mais dois ciclistas, na pista marginal, logo à minha frente. Fomos mais ou menos na mesma balada, até que, quando chegamos em frente à Octogonal, nos juntamos num único pelotão de ciclistas. Foram poucos metros juntos, uma vez que eles seguiram na direção do Setor Policial e eu segui rumo à entrada do Parque da Cidade.

É a segunda vez que vivi a experiência, em poucos dias. Somados aos grupos de ciclistas com suas bikes speed treinando no Parque da Cidade – local por onde passo diariamente a caminho do trabalho – me fazem sentir que a cidade, pouco a pouco, vai sendo agradavelmente “tomada” pelas magrelas de duas rodas.

É animador. É um incentivo a mais, tanto para nós ciclistas quanto para os motoristas, que ao verem cada vez mais bicicletas nas ruas, vão entendendo que fazemos parte do trânsito, vão se acostumando com nossa presença e aprendendo a nos respeitar. Alguns podem até se animar a também começarem a pedalar pela cidade.

E, apesar dos pequenos problemas aqui e ali, o que tenho vivenciado é nesse sentido. Motoristas cada vez mais cordatos e conscientes, respeitando o ciclista. É uma tendência irreversível, mesmo.

Companheira


Apenas um registro: para minha grata surpresa, vi que uma mulher integrava nosso “grupo”. Outro dia escrevi um post falando sobre a ciclista que encontrei no metrô, ocasião em que comentei que foi a primeira vez que conheci uma ciclista que fazia da bicicleta seu meio de locomoção. Recebi diversos comentários de companheiras ciclistas àquele texto, relatando que também fazem uso da bicicleta como meio de transporte. Pois taí, mais uma prova de que as companheiras ciclistas estão na mesma balada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário