Ciclovia em SP (crédito: Secom da prefeitura paulistana) |
Não participo da política partidária. Não vejo gênero, cor, credo ou bandeira de quem conduz projetos, mas para quem olha daqui do planalto central, o que vemos de longe é que o jovem prefeito da capital bandeirante, Fernando Haddad, está causando um choque cultural nos habitantes da megalópole.
De um ano para cá, talvez, a cidade passou a ver surgirem ciclovias e ciclofaixas em várias regiões importantes. O projeto da prefeitura é chegar ao final de 2015 com 400 quilômetros de ciclovias. O projeto inclui fiscalização nas ciclovias, para que o cidadão entenda e respeite o espaço novo que surge na paisagem urbana. O site de notícias G1 publicou a relação de ruas e avenidas onde já foram concluídas e entregues ciclovias (confira aqui)
O projeto agrada a muitos e desagrada a outros tantos. Daqui de longe, parece que há uma série de aspectos positivos, mas também alguns erros no projeto em andamento. Mas o projeto saiu do papel, do mundo das ideias, e ganhou as ruas. Pode-se criticar, mas algo está sendo feito. Os erros, esses podem ir sendo corrigidos, principalmente se for possível contar com a boa vontade e a participação ativa de quem está sendo afetado pelas mudanças.
Claro que, em se tratando de São Paulo, é uma pequena gota num oceano de problemas de trânsito. Há um mundo de coisas a fazer. Mas a semente pode estar sendo lançada. Temos que acreditar. E mais, temos que ficar atentos e seguir o exemplo, aproveitando a experiência que nossa cidade mais rica nos proporciona.
Torço, sinceramente, para que seja apenas o começo de um futuro diferente para a vida nas cidades brasileiras. Com mais civilidade e mais humanidade no trânsito.
Lenda?
Um artigo que li recentemente diz que a administração do prefeito contava com baixíssima aprovação, e que ele foi sendo meio que abandonado, inclusive pelo seu próprio partido. E que a partir daí ele teria decidido passar a governar com base não em dividas de campanha ou de interesses de terceiros, mas com base no seu interesse em transformar para melhor algumas áreas da cidade. E aí a qualidade de seu trabalho apareceu. Pode ser uma lenda ou uma invenção de algum partidário. Mas o fato é que São Paulo é a primeira grande cidade que se lança num projeto para tentar quebrar o paradigma rodoviariasta que domina o Brasil e tentar mudar o perfil da mobilidade urbana.
Enquanto isso, em Brasília...
E antes que digam que olho para a galinha do vizinho sem antes prestar atenção no meu quintal, concordo que o governador Agnelo Queiroz também começou algo aqui em Brasília em favor dos ciclistas. Mas penso que o viés na capital federal é muito mais o ciclismo recreativo do que a mobilidade urbana. É uma enorme diferença para o projeto paulistano. Tanto é assim que a ciclofaixa instalada no Eixo Monumental tem a sugestiva alcunha de “Ciclofaixa do Lazer”.
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