terça-feira, 3 de junho de 2014

Palpite para as eleições de 2014

Hoje baixei o espírito de Mãe Dinah (*). Não tenho a menor ideia de quem vai levantar a taça da Copa do Mundo de 2014, que começa em poucos dias, mas estou pronto para adiantar minha opinião sobre quem vai ganhar as eleições de 2014 no Brasil. O período eleitoral nem começou ainda - oficialmente - mas, para mim, diante do quadro político apresentado e da conjuntura socioeconômica, acho que tudo se encaminha para que nosso próximo presidente seja o neto de Miguel Arraes, o pernambucano Eduardo Campos, do PSB.

Não vou me arvorar a traçar qualquer análise política ou juízo de valor acerca dessa minha percepção. Isso não tem a ver com o tema central desse blog. Mas, se meu prognóstico se concretizar, acho que o próximo governo poderá dar o ponta  pé inicial, dando o start para as mudanças na política de mobilidade urbana em nosso país, mudanças que tanto almejamos e precisamos.

Digo isso mais por conta da candidata a vice, Marina Silva, que agregou muito valor à campanha do candidato do PSB. A acreana, ex-ministra e ex-senadora da República, concorreu no pleito de 2010 e obteve surpreendentes 19 milhões de votos. Marina construiu sua carreira política em torno da defesa do meio ambiente. Já tive oportunidade de conversar duas ou três vezes com ela. Sua militância histórica e permanente pela sustentabilidade me faz crer, e apenas crer, que se a chapa Eduardo/Marina for eleita, poderemos esperar dias melhores para o meio ambiente urbano no Brasil.

Meu palpite pode estar errado. Minha expectativa quanto a Marina pode também estar errada. Mas vejo uma possibilidade. Uma luz no fim do túnel. Apenas isso.

(*)Mãe Dinah é uma famosa vidente brasileira, falecida no início de maio de 2014.

2 comentários:

  1. Primeiro ressaltar a elegância do jornalista com uma barba despojada com o olhar fixo e muito atento nas palavras proferidas pela Sra. Marina Silva, com certeza este encontro deve tê-lo deixado com uma vontade imensa de ver um Brasil melhor, gostaria de ter maiores informações sobre componentes de um Governo Eduardo/Marina para poder avaliar se meu voto é merecido, por isso meu amigo aceito seu prognóstico, porém vou aguardar um pouco mais para decidir e propagar meu voto...um saudoso abraço...

    ResponderExcluir
  2. Prezado Roberto, saudares. Concordo com você. É preciso se informar para bem votar. O post não é, de forma alguma, manifestação de qualquer posicionamento político ou eleitoral de minha parte. Apenas revelo o pensamento de que se essa chapa for eleita, quem luta por mobilidade urbana no Brasil poderá, eventualmente, ter apoio no primeiro escalão do governo federal. Apenas espero que o tema mobilidade urbana seja alçado ao palco principal da discussão eleitoral...

    ResponderExcluir