quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Amsterdam: a mobilidade urbana levada a sério


Em termos de uso de bicicleta como meio de transporte, será que alguma cidade brasileira vai, um dia, chegar ao nível de cidades europeias como Amsterdam, capital da Holanda? Para quem não conhece, é bom ver as imagens desse vídeo disponível no Youtube, com o título de “Amsterdam Bicycle Rush Hour” (algo como ‘Hora de trânsito intenso de bicicletas em Amsterdam’).


Não é só a quantidade de ciclistas que impressiona (mas a quantidade realmente impressiona!). A organização, o respeito, a harmonia com que a ação se passa nas imagens é de encher as vistas. A fluência do trânsito, em que bicicletas, pedestres, motos e carros compartilham as ruas e avenidas, é a melhor demonstração de até onde se pode chegar em termos de civilidade e consciência urbana.

E antes que se diga que isso é utopia, e que não funcionaria nas nossas “grandes cidades”, é bom lembrar que Amsterdam não é nenhuma simpática e humilde cidadezinha europeia. De acordo com a Wikipedia, a capital holandesa se espalha por cerca de 200 quilômetros quadrados e tem mais de um milhão de habitantes. E mais: Amsterdam é apenas um exemplo de cidade europeia onde a bicicleta é levada a sério como meio de transporte urbano.

Apenas um parentesis: com elevada densidade demográfica (muita gente em pouco espaço), se o sistema de transporte na cidade se baseasse em veículos automotores, Amsterdam teria enfrentado um colapso há muito tempo.

Diversidade

No vídeo, as imagens mostram os cidadãos pedalando tranquilamente suas bikes, encasacados (a Holanda, pra quem não sabe, fica no norte do continente), carregando pacotes, sacolas, mochilas nas costas, alforjes (mochilas próprias para ciclismo, que ficam presas às bicicletas), cestas e até um violoncelo. São homens e mulheres, jovens e idosos, em bicicletas de todos os tipos imagináveis.

Que sirva de modelo para nós, brasileiros, governantes e cidadãos. Ciclismo e mobilidade urbana são, sim, atributos de cidades de primeiro mundo.

Abaixo, o link para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=q8h_DalTjV0

O vídeo abaixo,“Eight to eighty, people of all ages cycling in the Netherlands” (de oito a oitenta anos, pessoas de todas as idades pedalam na Holanda) também vale a pena, por mostrar a importância do ciclismo para os holandeses:

http://www.youtube.com/watch?v=swqaAIkGtpA

Como esses, centenas de outros vídeos sobre o tema podem ser encontrados no Youtube, mostrando cidades onde a bicicleta é uma parte importante e marcante da paisagem urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário