sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Série imagens do DF

Mais uma curta série de imagens para mostrar os contrastes na qualidade das vias mais usadas por ciclistas em Brasília, seja para esporte, lazer ou mobilidade. A ideia continua sendo mostrar o que há de bom e o que há de ruim por aí, o que deve ser mantido e copiado cidade afora, e o que deve ser corrigido e evitado.

A ciclovia construída na região dos condomínios do Lago Sul parece ter sido bem planejada. Localizada no gramado entre as pistas para automóveis, é bem sinalizada e costuma receber muitos usuários para prática de esportes, lazer e também para transporte pessoal.

A pista em construção no centro do Eixo Monumental é muito bonita mas, por enquanto, não se presta para a mobilidade por bicicleta. Não tem conexão com outras ciclovias e não cruza a parte central da cidade (Rodoviária do Plano Piloto). Além disso, para acessá-la, o ciclista precisa, em algum momento, atravessar o Eixo, o que pode ser bem perigoso, ao menos nos horários mais críticos.

Pistas muito usadas por ciclistas para mobilidade urbana, a EPGU e a L4 Sul (conhecida como Avenida das Nações) não têm nem ciclovia, nem ciclofaixa e muito menos acostamento. E o pior, muitos trechos com asfalto em péssimas condições. Olhando a imagem da L4 Sul, fica claro que existe local para a construção de uma bela ciclovia, seja entre as pistas, seja margeando o Lago Paranoá, pista que com certeza se tornaria um point para ciclistas.

Ciclovia na região dos condomínios do Lago Sul
é bem estruturada


Na EPGU não há ciclovia nem acostamento, e a pista
tem trechos bem ruins


A ciclovia construída no gramado central do Eixo Monumental,
por enquanto, não tem ligação com outras ciclovias


L4 Sul não tem acostamento, mas tem amplo espaço para
construção de ciclovia

Nenhum comentário:

Postar um comentário