A ciclovia construída na região dos condomínios do Lago Sul parece ter sido bem planejada. Localizada no gramado entre as pistas para automóveis, é bem sinalizada e costuma receber muitos usuários para prática de esportes, lazer e também para transporte pessoal.
A pista em construção no centro do Eixo Monumental é muito bonita mas, por enquanto, não se presta para a mobilidade por bicicleta. Não tem conexão com outras ciclovias e não cruza a parte central da cidade (Rodoviária do Plano Piloto). Além disso, para acessá-la, o ciclista precisa, em algum momento, atravessar o Eixo, o que pode ser bem perigoso, ao menos nos horários mais críticos.
Pistas muito usadas por ciclistas para mobilidade urbana, a EPGU e a L4 Sul (conhecida como Avenida das Nações) não têm nem ciclovia, nem ciclofaixa e muito menos acostamento. E o pior, muitos trechos com asfalto em péssimas condições. Olhando a imagem da L4 Sul, fica claro que existe local para a construção de uma bela ciclovia, seja entre as pistas, seja margeando o Lago Paranoá, pista que com certeza se tornaria um point para ciclistas.
Ciclovia na região dos condomínios do Lago Sul é bem estruturada |
Na EPGU não há ciclovia nem acostamento, e a pista tem trechos bem ruins |
A ciclovia construída no gramado central do Eixo
Monumental, por enquanto, não tem ligação com outras ciclovias |
L4 Sul não tem acostamento, mas tem amplo espaço para construção de ciclovia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário