terça-feira, 8 de abril de 2014

Curtas sobre mobilidade urbana e ciclismo (2)

Crédito para compra de carro

O Correio Braziliense divulgou, em matéria publicada no último sábado (5), que o governo federal, via Caixa Econômica Federal, vai abrir linha de crédito exclusiva para que 18 milhões de clientes possam adquirir automóveis. Claro que a pressão vem das poderosas montadoras. Tanto que a iniciativa foi elogiada pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), para quem “a iniciativa dará um novo gás às montadoras, que vêm sofrendo com a retração do consumidor e acumulam nos pátios um estoque suficiente para 48 dias de vendas”.

Continuamos assistindo o desenrolar de uma retrógrada política rodoviarista, com construções de viadutos, pontes, alargamento de pistas e outras iniciativas sempre com foco na locomoção automotora individual, como essa linha de crédito para compra de carros. Se nossos administradores não prestarem atenção aos exemplos de várias cidades mundo afora, que acabaram entendendo que a solução é partir para o caminho inverso – transporte público coletivo e transportes alternativos como a bicicleta – nosso caminho certo será o caos, e o trânsito mais um bueiro para desperdício do mediano crescimento econômico que o país experimenta.

Pergunta para o governo: e o IPI para bicicletas, não dá para baixar?

Bicicletaço no Senado

Na segunda-feira (7), Dia Mundial da Saúde, um grupo de servidores do Senado Federal foi para o trabalho de bicicleta. O objetivo do chamado “bicicletaço” foi chamar a atenção para a necessidade de criar / adequar instalações na instituição para permitir e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte.

SobreOOrodas vai acompanhar os resultados desse movimento, até como forma de incentivar bicicletaços em outros órgãos públicos.

Esporte no fim de semana

Brasília foi palco de dois eventos esportivos de maior destaque no último fim de semana, ambos no domingo. No Desafiando Limites, um grupo de mountain bikers partiu da capital e pedalou, pelo meio do mato, até Pirenópolis, cidade goiana localizada a 100 quilômetros. O espírito não foi de competição, mas de comunhão. De superação pessoal, resistência e muito companheirismo, conforme relatos de participantes.

No Pontão do Lago Sul aconteceu o IronMan 70.3. A prova, que totalizou mais de 113 quilômetros (divididas em natação, ciclismo e corrida), foi vencida, no masculino, por um britânico em menos de quatro horas. A nota triste foi o falecimento de um atleta amador gaúcho, que após concluir a prova morreu em consequência de um choque elétrico em uma estrutura metálica montada pela organização do evento.

Dinossauros

Enquanto o governo abre crédito para possibilitar a inclusão de 18 milhões de veículos nas ruas brasileiras, alguns “dinossauros” continuam circulando pelas nossas cidades. Em alguns casos, como os abaixo retratados, tratam-se de veículos bem antigos, mas aparentemente bem conservados. Prova de que, se bem cuidados, automóveis têm vida longa. Esses são os” dinos do bem”.

Mas a realidade que vemos Brasil afora (ou adentro) é bem diferente. Os “dinos do mal”. Muitos automóveis velhos trafegam sem mínimas condições de segurança, extremamente mal conservados.

Não seria o caso de regulamentar o tema e aplicar efetivamente as normas, impondo condições mínimas de trafegabilidade para os automóveis? Em outras palavras, pelo bem comum, segurança de todos e em prol do trânsito, não seria o caso de tirar esses carros de circulação?

Ou a ideia é essa mesmo: incentivar a inclusão de veículos novos nas ruas, e não tirar os antigos?

A seguir, imagens de alguns belos exemplos de "dinossauros" que circulam por Brasília.







Nenhum comentário:

Postar um comentário