quarta-feira, 23 de abril de 2014

Rapidinhas sobre mobilidade e ciclismo


O Metrô pelo mundo

A colega Marta Crisóstomo compartilhou, na comunidade “Nós que amamos Brasília”, no Face, imagem de Ricardo Amorim que mostra as diferenças de extensão e capilaridade nos metrôs de grandes cidades do mundo. O Metrô-DF, com seus míseros 42,3 quilômetros de extensão total em apenas dois trechos, sequer aparece no comparativo.

A imagem revela que, enquanto o metrô de São Paulo (sem incluir as linhas de trem) tem 74 quilômetros de extensão, Tóquio possui 304 Km; Moscou 309; Nova York, 368; Londres tem 402 km; e Pequim tem impressionantes 442 Km. E todos com uma capilaridade que impressiona.


Fica fácil entender porque o Metrô-DF, curto e sem qualquer capilaridade - não alcançando grande número de regiões -, é tão ineficiente como  parte da solução para o sistema público de transporte na capital brasileira


Mortes no trânsito em Brasília

O Detran-DF divulgou balanço das mortes de ciclistas no trânsito. De acordo com o órgão, 26 ciclistas morreram em acidentes de trânsito em 2013, uma redução de 15,6% em relação a 2012, quando 32 ciclistas morreram. Comparado a 2003, quando faleceram 69 bikers, a redução foi de 62,6 %.

Duas informações relevantes, que podem ser úteis: 1. Domingo é o dia da semana com maior número de ocorrências; 2. O maior número de mortes aconteceu no período noturno. Assim, reforço as dicas para que os ciclistas redobrem o cuidado nos fins de semana, quando o trânsito é aparentemente mais calmo, e para que não deixem de usar luzes traseiras e dianteiras e refletores para os pedais noturnos.

(agradeço à colega Bianca Nascimento pela dica do balanço das mortes no trânsito)

Um comentário:

  1. Oi Mauro. Compartilhando uma boa noticia. É algum começo na melhora do transporte no DF e das grandes cidades do Brasil http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/04/23/interna_tecnologia,424368/recurso-do-google-promete-ajudar-usuarios-de-onibus-em-cidades-sede-da-copa.shtml

    ResponderExcluir