segunda-feira, 24 de março de 2014

Curtas sobre mobilidade urbana e ciclismo

Lucélia Santos torna-se ativista da mobilidade urbana

Graças á atitude dos preconceituosos de plantão, a mobilidade urbana ganhou uma ativista de renome. Está na coluna da Mônica Bergamo na Folha de São Paulo dessa segunda-feira (24): Depois dos comentários maldosos em torno de seu passeio de ônibus pelo Rio, Lucélia Santos decidiu tornar-se ativista pela causa da mobilidade urbana. Na coluna, a atriz lista as prioridades que ela entende que poderiam melhorar os transportes públicos urbanos na cidade maravilhosa.

Gladiador sobre duas rodas

Russel Crowe, ator neozelandês que ganhou o Oscar pelo papel do general Maximus, no filme Gladiador, de 2000, esteve no Rio de Janeiro na semana passada para divulgar seu novo filme, Noé. Durante a visita, aproveitou a sexta-feira (21) de sol para pedalar pela orla da Zona Sul carioca. As fotos do ator pedalando sua bike foram publicadas nos principais jornais e sites de notícias.

Reconhecido por seu jeito “turrão”, em entrevista concedida momentos depois do pedal, o gladiador teria criticado o trânsito da cidade maravilhosa.

Ciclovias nas capitais brasileiras

Já o G1, site de notícias do grupo Globo, publicou em destaque neste domingo (23) matéria que traz um levantamento das ciclovias em 26 capitais brasileiras (o DF não aparece na pesquisa). De acordo com a o G1, juntas, as capitais contam com 1.118 km de ciclovias – o que representa apenas 1% do total da malha viária das cidades, que somam 97.979 km de ruas.

O site mostra que Rio Branco (AC), que tem 59,5 quilômetros de ciclovias, tem a maior proporção em relação à malha rodoviária (7,4%) e ao número de habitantes (6.003 hab/km de ciclovia). E que Boa Vista (RR) é a única capital onde não existem pistas exclusivas para ciclistas.

Entrevistado pelo site, o responsável pela área de transporte da capital acreana revelou que a ordem na cidade é que sempre que for realizada uma obra de infraestrutura viária esteja previsto também o investimento no transporte não motorizado. Um exemplo a ser seguido !!!

Aluguel de bikes no Eixão do Lazer

No Eixão do Lazer, tradicional espaço conquistado pelo brasiliense para aproveitar o domingo e os feriados com família e amigos e para praticar esportes, as bicicletas estão presentes em grande número. Pedalar no centro da cidade, na ampla avenida que corta o Plano Piloto de norte a sul, é um prazer.

Quem vai ao local e não leva bicicleta, pode alugar as magrelas em dois pontos (nas asas sul e norte) de uma loja que viu no espaço um mercado interessante. Por R$ 20,00 a hora, o cidadão pode alugar bicicletas urbanas, de passeio ou estilo mountain bke, em tamanhos variados, para crianças e para adultos. Nos locais, os ciclistas ainda contam com serviços, como pequenos ajustes nas bicicletas ou conserto de pneus furados.



IPI zero sobre bicicletas

Na terça-feira (18), representantes de grupos organizados de cicloativistas estiveram no Congresso Nacional para tentar sensibilizar parlamentares sobre a necessidade de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre bicicletas. Estudo realizado pela consultoria “Tendências” revela que a tributação sobre as bikes chega a 72%, enquanto que o imposto incidente sobre veículos automotores não chega a 33%.

De acordo com os ciclistas, que foram recebidos pelos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Eduardo Suplicy (PT-SP) e João Vicente Claudino (PTB-PI), “a isenção do IPI elevaria o consumo formal de bicicletas em 11%, resultando em mais bicicletas nas ruas, mais qualidade de vida, menos congestionamentos e, ainda, maior arrecadação para os cofres públicos. Todos têm a ganhar com uma redução dos impostos – até o governo”.

Clique aqui para assinar o abaixo-assinado pedindo a isenção de IPI na compra de bicicletas.

São Paulo experimenta redução de acidentes com pedestres e ciclistas

O editorial da Folha de São Paulo desta segunda-feira (24) informa que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou estudo que aponta uma redução na morte de pedestres e ciclistas na capital paulista. em relação a 2005, a redução foi de 31,3% nos acidentes com pedestres e 62% com ciclistas. De 2012 para 2013, os acidentes com ciclistas caíram 33%.

Porto Alegre: duas ciclistas atropeladas em um único dia

Mas a violência no trânsito, infelizmente, é uma realidade constante na terra brasilis. Na última sexta-feira (21), o jornal Zero Hora noticiou que duas jovens ciclistas de Porto Alegre (RS) – de 19 e 21 anos – perderam suas vidas num intervalo de menos de oito horas. Estudantes universitárias, escolheram usar a bike como meio de transporte. A violência do trânsito, tão comum em nosso país, não permitiu que elas exercessem esse direito básico. As duas foram atropeldada por ônibus. A violência tirou não só a liberdade das garotas; tirou-lhes a vida.

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