terça-feira, 18 de março de 2014

Estacionamento subterrâneo: argumentos contra a "Toca da Esplanada"

Projeto prevê Toca da Esplanada abaixo do gramado
A discussão do momento – ou melhor, a discussão que já estava encerrada e voltou ao centro do palco – é a aprovação pelos membros do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), na última sexta-feira (14), de um o artigo do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) que prevê a construção de garagem subterrânea no gramado central da Esplanada dos Ministérios.

A população do Distrito Federal precisa se mobilizar para tentar evitar essa barbaridade.

Sem dúvida, abrir dez mil vagas (proposta do projeto) no centro da cidade é um sonho. Mas penso que essa é uma obra faraônica que não se presta, de forma alguma, a melhorar a mobilidade urbana no DF. Para aprofundar e fomentar a discussão, resumo abaixo alguns argumentos contrários ao projeto.

Seria mais uma obra do GDF que claramente incentiva o falido sistema atual de transporte urbano, baseado em veículos automotores individuais. A obra, ao se configurar como um enorme estímulo para que (muito) mais pessoas se dirijam ao centro da cidade de carro, vai na contra mão das alternativas que as principais cidades do mundo estão buscando para solucionar problemas de trânsito.

Nossas vias urbanas não estão e nem estarão preparadas para suportar esse acréscimo de trânsito. Uma obra dessa envergadura teria que vir acompanhada de toda uma mudança nas vias das redondezas. Mas, será que, por conta do tombamento da cidade, é possível realizar alguma mudança? Ou a ideia é essa mesmo, apenas meter um estacionamento gigante na Esplanada, sem qualquer planejamento ou alteração no trânsito para facilitar o acesso à novidade?

Não consegui saber como se dará o acesso a essa verdadeira cidade paralela subterrânea. Quantas entradas estarão disponíveis para esses dez mil veículos? Fico imaginando filas intermináveis de carros nas entradas do estacionamento, em pleno centro da cidade. O que era para melhorar as condições de trânsito, na verdade vai servir para causar muito mais tumulto.

Também não li nada a respeito de como se fará a segurança da toca da Esplanada. O coração do poder federal terá segurança privada? Ou será necessário um batalhão extra para cuidar do imenso universo paralelo? Há previsão de acesso facilitado para bombeiros, ambulâncias? O consumo de energia no local será sustentável, ou vamos construir mais um sugador de energia, logo em tempos de crise energética?

Não tenho conhecimento do custo desta obra. Mas imagino que não deve ser coisa barata. Um oceano de dinheiro para construir um mastodonte inútil, dinheiro que poderia muito bem ser usado em obras diversas que incentivassem e permitissem a mobilidade urbana por outros meios que não o automotor individual. Ônibus, metrô e outros veículos sobre trilhos, bicicleta, motos, patinetes, e mesmo para incentivar o deslocamento a pé. Será que o cidadão foi ouvido? Será que o cidadão tem interesse nessa construção? Foram apresentadas e estudadas alternativas, como reformulação dos estacionamentos existentes na Esplanada e aumento na quantidade de ônibus circulares saindo da Rodoviária/Estação Central do metrô, entre outras?

Outro ponto é que, ao que tudo indica, essas vagas não serão gratuitas. O estacionamento deverá ser pago, gerido por empresas privadas. Isso porque a obra será feita por parceria público privada, o que vai permitir que seja feita cobrança pelas vagas. Ou seja, no final, empresas privadas vão lucrar com o monstrengo.

Isso sem falar em toda sorte de problemas ambientais que uma obra dessa magnitude pode causar. Enfim, feitas essas considerações, passo a palavra aos defensores da obra....
Filas para acessar Toca da Esplanada seriam
parecidas com essa

Um comentário:

  1. Prezado Mauro, parabéns pelo post!
    Sugerimos fortemente a leitura para o aprofundamento do debate

    http://urbanistasporbrasilia.wordpress.com/category/estacionamento-da-esplanada/

    Abraços!

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