quarta-feira, 5 de março de 2014

Projetos ambiciosos para incentivar mobilidade por bicicleta

BR 101: Do RN ao RS em 90 dias
Após muitos anos de solitárias pedaladas – puro lazer – pela capital federal e redondezas, consegui, enfim, colocar em prática o antigo objetivo de usar a bicicleta como meio de transporte principal. Embalado pela “vitória”, decidi ir além e tentar concretizar alguns projetos ciclísticos que planejei, mas que até hoje não tive condição (financeira e temporal) de realizar. O objetivo dos projetos é só um: incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, tendo como foco a mobilidade urbana.

São três projetos principais, crescentes, cada um mais ambicioso que o outro: (1) fazer uma cicloviagem de Brasília (DF) até o litoral (Porto Seguro - BA), em um mês; (2) percorrer toda a BR-101, de Touros (RN) a Estreito (RS), em três meses; e (3) pedalar três a cinco dias em cada uma das principais capitais mundiais, numa viagem única com duração de aproximadamente dois anos.

Os projetos escritos trazem, além da apresentação (uma defesa do projeto), os objetivos gerais e específicos, as justificativas, os pontos específicos de interesse, planejamento, cronograma, equipamentos necessários, orçamento, potencial de marketing e até relação de patrocinadores preferenciais. Também estão lá os produtos previstos para divulgação dos resultados tabulados (como livros, exposições e documentários em vídeo para TVs por assinatura) e de acompanhamento em tempo real (por meio de blog e mídias sociais).

Os projetos

No caso da viagem ao litoral, o projeto prevê 25 dias para pedalar os cerca de 1.280 quilômetros da capital federal até a cidade onde, dizem os estudiosos, o Brasil "começou". O que representa aproximadamente 50 quilômetros por dia. O plano é tentar realizar essa viagem em 2014 ou 2015, no período das férias. Pode parecer muita coisa, mas é só o aquecimento para os projetos seguintes.

A BR-101, com cerca de 4.300 quilômetros de extensão, corta 12 estados brasileiros por quase toda a costa do país. A ideia, no caso, é concluir o percurso em uma única estação do ano – no verão. Pedalando uma média de 50 quilômetros por dia, em noventa dias fecho a obra. Conhecer todo o litoral brasileiro, com culturas (artes, arquitetura, culinária, folclores) tão ricas e tão distintas, numa mesma temporada, é um desafio tentador.

A “volta ao mundo de bike” é O projeto. Difere dos demais projetos porque se baseia na intermodalidade para ir de uma cidade a outra. Explico: a ideia é pedalar apenas nas cidades, não em estradas. Não pretendo fazer o trajeto entre uma e outra cidade de bicicleta. Assim, na Europa, por exemplo, após pedalar de três a cinco dias pelas ruas de Lisboa, pegaria um trem até Madrid. Após pedalar na capital espanhola, embarcaria novamente em um trem, rumo a Paris, para mais três dias de pedal. Depois Londres, etc. Onde não houver trem, poderei me locomover de navio, avião, ônibus, balsa ou qualquer outro meio de transporte.

A intenção inicial era pedalar pelas capitais dos quase 200 países reconhecidos pela ONU. Mas posso reduzir isso para as principais capitais de cada continente...

De qualquer forma, esse é um projeto para ser realizado em mais de dois anos ininterruptos, o que demandaria dedicação exclusiva. O que me obriga a buscar patrocínio de empresas dos ramos de ciclismo, esporte, nutrição esporte ou fitness, de telefonia celular/satélite, de internet (Google, Facebook, Apple, Microsoft), turismo, fotografia/vídeo, GPS.

Então, declaro aberta a temporada de "caça" de patrocinadores....

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