quarta-feira, 19 de março de 2014

Óculos não são obrigatórios, mas ciclistas deveriam usar regularmente

 Tem alguns itens que, mesmo não sendo de uso obrigatório de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, deveriam ser usados regularmente pelos ciclistas: entre estes itens está os óculos. A quantidade de poeira, detritos, sujeiras e insetos que estão no ar por onde passamos é bem grande, colocando em risco nossos olhos, órgãos sensíveis e delicados ao extremo. Além de proteger da luz, os óculos são o para-brisa do ciclista.


Vento

Mesmo que não houvesse qualquer “impureza” no ar, numa cidade plana como Brasília, o ciclista urbano pedala a uma velocidade média de 25 ou 30 quilômetros por hora, com picos de até 60 km/h. Depois de algum tempo pedalando sem óculos, o vento que bate diretamente nos olhos resseca e irrita os órgãos da visão. Se o ciclista pedalar regularmente, seus olhos vão arder frequentemente, ficar avermelhados e incomodar basatnte.

Poluição

O ambiente externo urbano está cheio de poluição, poeira e insetos. Na velocidade citada acima, a colisão com uma partícula maior de terra em suspensão, por exemplo, pode ferir muito seriamente os olhos. Pior ainda são os insetos que voam por toda parte. Um perigo constante. Carros que ultrapassam o ciclista nas ruas também lançam detritos que estão na pista, que podem atingir os olhos de quem estiver desprotegido. Caminhões deixam, muitas vezes, escapar no ar terra, sujeira, pedaços de borracha ou outras sujidades. São muitos os riscos para o ciclista, mas que podem ser facilmente evitados com o uso de óculos.

Tipos

Existem vários modelos de óculos: escuros, espelhados, transparentes e amarelos, cada qual com suas características específicas. Os escuros e espelhados reduzem a luminosidade de forma geral – existem os polarizados e os não polarizados (especialistas dizem que os polarizados causam maior conforto visual e são mais seguros por bloquear os reflexos de superfícies horizontais). Os óculos transparentes são protetores que não mudam em nada a luminosidade (ou muito pouco, a depender do grau de transparência). São indicados principalmente para pedalar à noite. Da mesma forma os óculos amarelos são indicados para atividade noturna, situação com muitas luzes artificiais (em todas as direções), ou em casos de forte contraluz solar. As lentes amarelas reduzem o contraste de forma geral.

Os óculos próprios para ciclismo devem ter hastes e lentes flexíveis, que oferecem menos riscos aos ciclistas, e proteção contra raios solares UVA e UVB.

Enfim, não são poucos os riscos aos olhos do ciclista urbano. Assim, nada mais seguro do que pedalar sempre de óculos.

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