modelo de balsa para transporte de carros e pedestres |
Rio de Janeiro, Porto Alegre, Santos, Nova York, Londres.
Estas são apenas algumas cidades que disponibilizam no cardápio de opções de
transporte coletivo público o sistema de balsas. De diversos tamanhos, perfis e
finalidades, servem para ajudar na travessia de rios, lagos ou mesmo trechos
marítimos. Existem desde as maiores, que transportam carros e até caminhões, às
construídas especificamente para o transporte de pessoas.
Pode parecer loucura ou despropósito, mas nunca ouvi alguém levantar a discussão sobre a possibilidade (ou inviabilidade) do uso de balsas no Lago Paranoá, em Brasília. Esse modal de transporte nunca foi aventado, pelo menos que eu saiba.
Moradores dos Lagos Norte e Sul, Setor de Mansões, Paranoá e adjacências poderiam se beneficiar de um transporte intermodal formado por ônibus circulares que levariam os usuários até ancoradouros construídos para as balsas, e do outro lado – na área central do lago, o mais próximo possível da região da Esplanada -, ônibus aguardariam para seguir viagem, por exemplo, até a rodoviária do Plano Piloto. Nos ancoradouros poderiam existir estacionamentos públicos com segurança, para os usuários que preferissem seguir até a balsa de carro.
As balsas seriam apenas para transporte de pessoas e ciclistas, e entraria na integração com o sistema de ônibus circular e metrô. As áreas que se beneficiariam de um sistema como esse somam mais de 150 mil habitantes, além de uma população que trabalha nessas regiões.
Um sistema de balsas bem planejado e executado poderia “retirar” do trânsito nas pontes do Bragueto e das três pontes da asa sul uma quantidade considerável de automóveis, sem a necessidade de construções de mais pontes sobre o lado ou mais ampliações de pistas aqui ou ali.
Pode ser loucura. Mas alternativas interessantes podem surgir da discussão de ideias mirabolantes.
Pode parecer loucura ou despropósito, mas nunca ouvi alguém levantar a discussão sobre a possibilidade (ou inviabilidade) do uso de balsas no Lago Paranoá, em Brasília. Esse modal de transporte nunca foi aventado, pelo menos que eu saiba.
Moradores dos Lagos Norte e Sul, Setor de Mansões, Paranoá e adjacências poderiam se beneficiar de um transporte intermodal formado por ônibus circulares que levariam os usuários até ancoradouros construídos para as balsas, e do outro lado – na área central do lago, o mais próximo possível da região da Esplanada -, ônibus aguardariam para seguir viagem, por exemplo, até a rodoviária do Plano Piloto. Nos ancoradouros poderiam existir estacionamentos públicos com segurança, para os usuários que preferissem seguir até a balsa de carro.
As balsas seriam apenas para transporte de pessoas e ciclistas, e entraria na integração com o sistema de ônibus circular e metrô. As áreas que se beneficiariam de um sistema como esse somam mais de 150 mil habitantes, além de uma população que trabalha nessas regiões.
Um sistema de balsas bem planejado e executado poderia “retirar” do trânsito nas pontes do Bragueto e das três pontes da asa sul uma quantidade considerável de automóveis, sem a necessidade de construções de mais pontes sobre o lado ou mais ampliações de pistas aqui ou ali.
Pode ser loucura. Mas alternativas interessantes podem surgir da discussão de ideias mirabolantes.
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