terça-feira, 9 de setembro de 2014

Cosme e Damião sobre duas rodas

Em janeiro, escrevi o post “Malha cicloviária no DF é extensa, mas tem muitos problemas para resolver”, para comentar matéria publicada na revista Veja Brasília sobre a extensão da malha brasiliense. Naquele texto, entre outros tópicos, tratei de tema que continua a ser problema para os ciclistas: a falta de segurança.

E, sobre essa questão, a principal sugestão que dei foi a de trazer de volta “Cosme e Damião”, apelido dado a duplas de policiais militares que faziam rondas nas quadras da capital vigiando e realizando segurança preventiva. Só que, nessa versão século XXI, a dupla poderia fazer rondas em áreas maiores, transitando de bicicleta por ciclovias.


Lembro de ter visto esse tipo de policiamento, sobre duas rodas, em várias cidades do litoral brasileiro. O amigo ciclista Uirá Lourenço, ativista pela mobilidade urbana, comentou recentemente que esse modelo de policiamento é muito comum em várias cidades do mundo, e que está em fase de implantação na capital paulista, onde a ideia é que agentes da guarda civil metropolitana circulem em bicicletas pelas faixas exclusivas para garantir o uso adequado da estrutura cicloviária pela população e também para promover maior segurança aos ciclistas.

Além das rondas a pé, a polícia no DF usa carros, motos, cavalos, helicópteros. Por que não incluir no seu mix a bicicleta, veículo de baixo custo, ágil, sustentável, silencioso e de fácil manutenção?

O policiamento por bike não traria segurança não só para ciclistas, mas para a população em geral e até para o comércio, uma vez que as ciclovias contornam quadras e bairros residenciais e comerciais.

Esse mesmo tipo de policiamento poderia ser usado no Parque da Cidade e nos campi da UnB, por exemplo, locais onde acontecem muitos delitos e onde muitos ciclistas têm sofrido assaltos.

Para a implantação de um projeto de mobilidade urbana e para o incremento de uma cultura ciclística, não bastam ciclovias. É necessário pensar, entre outros, em integração, em conscientização, educação, incentivo para compra de magrelas, e também em segurança para o ciclista.

O policiamento sobre duas rodas parece ser uma alternativa viável, barata, eficaz e eficiente, além de um ótimo exemplo.

Abaixo, fotos do Uirá mostram policiamento sobre duas rodas em várias cidades...


Espírito Santo - Jardim da Penha

Espírito Santo - Vila Velha
Holanda - Amsterdã

França - Paris
São Paulo - Bertioga

(obrigado pela dica e pelas fotos, Uirá!)

2 comentários:

  1. Ei! Adorei o blog!! Já dei uma "folheada" nele!!! Bjos!!

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    1. Uaaaau! Minha blogueira favorita!!! Agora ganhei o dia, o mês, o ano!!! :) corta pra Elaine !!!

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