quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Desrespeito às sinalizações de segurança e acidentes no metrô


Com a chuva temporã de ontem, achei melhor voltar para casa usando a boa integração bike e metrô. Mais seguro, tendo em vista que já era noite quando saí, e a chuva forte fez soltar o óleo acumulado nas pistas durante os vários dias de seca.

Em cinco minutos de pedal chego à rodoviária do Plano Piloto. São 19h30, a parada do metrô está cheia, muitas pessoas esperando o próximo trem. A imagem do post mostra o descuido dos usuários, desrespeitando a faixa amarela de segurança. Logo me vieram à lembrança notícias veiculadas na grande imprensa, duas apenas no mês de agosto - um no Rio de Janeiro e outro aqui mesmo em Brasília -, sobre usuários caindo nos trilhos do metrô. Acidentes com graves consequências.


A foto deixa claro como, muitas vezes, os próprios cidadãos são os culpados pelos mais graves acidentes que acontecem, por desrespeitarem as mais simples sinalizações de segurança. Fiquei me perguntando qual a necessidade de aguardar o trem tão próximo do vão. Por que não respeitar a faixa?

Além da faixa pintada no chão, o sistema de som dos vagões informa, a todo instante, que os passageiros devem aguardar o trem atrás da linha amarela.  Pelo jeito, a informação não está chegando aos usuários, que não dão bola para a linha no chão e já não ouvem aquela voz que repete informações a todo instante.

A direção do Metropolitano do DF precisa repensar suas campanhas de educação e conscientização, para descobrir meios eficazes de fazer as informações chegarem aos usuários do sistema.

Se nada for feito, continuaremos lendo nos jornais matérias sobre pessoas caindo em linhas de metrô...

Nenhum comentário:

Postar um comentário