Carro da PM sobre ciclovia (imagem do colega Uirá Lourenço) |
Brasília – assim como várias outras cidades brasileiras – é
tão debilitada em termos de mobilidade urbana, que assim que o governo entrega
à população um novo trecho de ciclovia, surge um problema bastante sério, fruto da velha, desgastada e selvagem política rodoviarista. A frota de carros continua crescendo tanto que, assim que surgem novas ciclovias, não é raro vermos automóveis e motos usando
as pistas exclusivas para bikes como estacionamento e até mesmo como atalho,
como rodovia, em horas de pico de trânsito.
Tendo testemunhado situações como essas aqui no DF, achei bem interessante a iniciativa da prefeitura de São Paulo, divulgada pelo site Bike é legal. A Guarda Civil Metropolitana e a Companhia de Engenharia de Trânsito de SP vão fiscalizar, com radares e policiais in loco, eventuais infrações na recém inaugurada ciclovia da rua Vergueiro, uma das principais pistas para bikes no centro da capital paulista. A ideia é multar mesmo os infratores, para que as pistas para ciclistas sejam usadas apenas por ciclistas.
Penso que a medida poderia ser adaptada à nossa realidade.
Em Brasília, as faixas exclusivas para ônibus são fiscalizadas por radar em algumas pistas, como a W3. O governo podia expandir essa fiscalização por radares para as ciclovias, acompanhada de uma campanha de conscientização e educação. A medida, além de garantir que as ciclovias sejam usadas por ciclistas, que afinal são os destinatários principais dessas pistas, com certeza aumentaria a segurança dos usuários, uma vez que é sabido que sistemas de câmeras costumam afastar, em princípio, os criminosos.
Fica a sugestão.
Tendo testemunhado situações como essas aqui no DF, achei bem interessante a iniciativa da prefeitura de São Paulo, divulgada pelo site Bike é legal. A Guarda Civil Metropolitana e a Companhia de Engenharia de Trânsito de SP vão fiscalizar, com radares e policiais in loco, eventuais infrações na recém inaugurada ciclovia da rua Vergueiro, uma das principais pistas para bikes no centro da capital paulista. A ideia é multar mesmo os infratores, para que as pistas para ciclistas sejam usadas apenas por ciclistas.
Penso que a medida poderia ser adaptada à nossa realidade.
Em Brasília, as faixas exclusivas para ônibus são fiscalizadas por radar em algumas pistas, como a W3. O governo podia expandir essa fiscalização por radares para as ciclovias, acompanhada de uma campanha de conscientização e educação. A medida, além de garantir que as ciclovias sejam usadas por ciclistas, que afinal são os destinatários principais dessas pistas, com certeza aumentaria a segurança dos usuários, uma vez que é sabido que sistemas de câmeras costumam afastar, em princípio, os criminosos.
Fica a sugestão.
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