Isso, claro, porque o táxi conta com a vantagem de poder transitar na pista exclusiva. Porque o primeiro carro de passeio que chegou ao centro da cidade gastou algo em torno de 40 minutos. Mais do que praticamente todos os ciclistas que participaram do desafio, usando trajetos diversos.
A curiosidade ficou por conta do cidadão que veio de ônibus. Com pouco mais de uma hora de viagem, ele gastou praticamente o mesmo tempo necessário para os cidadãos que fizeram o mesmo circuito a pé, correndo. Prova de que o transporte público rodoviário, ou melhor, seus usuários, sofrem com o problema de inchaço crescente do trânsito na cidade. O participante que foi de metrô chegou ao final do percurso em 45 minutos.
Num primeiro olhar, o desafio deixou claro que a bicicleta pode e deve ser encarada como meio de transporte viável. Deixou claro que os transportes públicos estão cada vez mais longe de oferecerem serviços com a qualidade que seus usuários merecem. E que tudo isso é consequência da política rodoviarista que segue norteando grande parte das administrações municipais, estaduais e nacional brasileiras, e que atingiu seu ponto de esgotamento máximo.
Mais de 20 pessoas participaram do desafio, usando outros meios de locomoção intermodal. Os resultados finais devem ser divulgados pela Rodas da Paz até amanhã. TV Globo, TV Brasil e Correio Braziliense acompanharam o evento. Confira a matéria veiculada no DF TV 1ª Edição.
Essas são apenas as primeiras impressões do desafio. Os resultados permitem, certamente, uma análise mais vertical do tema.
(Os tempos gastos por cada modal podem ser corrigidos pela organização do evento)
(Os tempos gastos por cada modal podem ser corrigidos pela organização do evento)
Guará 1 - saída do Desafio foi pouco depois das 7h35 |
Cerca de 30 minutos depois, muitos "desafiantes" já haviam chegado à Praça da República |
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